quinta-feira, 19 de junho de 2014

Eu não me importo

Sabe, não é que eu não ligue de ser taxado como bobo, o menino zoado, que não revida, que, aparentemente, não é esperto o suficiente pra esse mundo. Eu simplesmente não me importo com tais coisas.

Ninguém gosta de ser zoado, ou taxado de qualquer coisa que seja pejorativa. Porém, as características pelas quais sou taxado não fazem diferença pra mim.

Não me importo de parecer bobo para os outros enquanto mantenho-me integro aos meus princípios. Não me importo de ser zoado quando isso acaba por descontrair e alegrar as pessoas. Não me importo de deixar as pessoas falarem ou pensarem o que quiserem ao meu respeito, sem revidar, sabendo que qualquer palavra mal empregada poderia ferir a ambos os lados. Não me importo em não ser esperto num mundo onde a malandragem é sinônima dessa esperteza.

Como eu disse, não é que eu não ligue ou que eu goste de ser rotulado. Longe disso. A questão é que isso não importa. O que me importa é conseguir ser eu mesmo. É conseguir sorrir toda vez que olho pro céu e dar risada "sozinho" enquanto falo com Deus. É eu conseguir trazer alegria para os que me cercam, falando piadas sem sentido, encenando situações hipotéticas absurdas criadas em minha mente, me colocando sempre no lugar do outro para não julgá-lo. Isso me importa.

Me importa que eu durma tranquilo à noite, sabendo que não me vendi para as regras de sucesso do homem contemporâneo. Sabendo que ajudei o máximo que pude e quem eu pude. Sabendo que, se eu morresse amanhã, ainda que muitos dissessem que me faltaram várias coisas na vida, eu me alegria ao ver que, do meu modo, vivi intensamente.

Por isso, não me importo nem mesmo quando os amigos mais próximo falam coisas a meu respeito. Ninguém me conhece. Pelo menos não como eu me conheço. E essa é a grande sacada de nossa vida, pessoal!

Ninguém te conhece no fundo, lá no íntimo, como você mesmo e Deus. Ninguém sabe as milhares de conexões cerebrais que você possui que te fazem agir de determinada maneira. Ninguém conhece melhor as suas razões e motivos do que você mesmo. Somente Aquele que consegue enxergar você lá no fundo, além daquilo que você fala e faz. Aquele que enxerga você e não apenas te observa. E, felizmente, existe mais de uma pessoa assim.

Hoje não quero falar sobre o modo como Deus nos olha. Porque pra isso seriam necessárias palavras que ainda não possuo. Mas quero falar sobre pessoas que aparecem na sua vida e te enxergam com olhos que muitas vezes você mesmo não enxerga. Pessoas que, mesmo quando você se acha um nada e se culpa por tantas coisas, conseguem enxergar sua dor, seu medo e, acima disso, conseguem enxergar um futuro brilhante pulsando de dentro de você.

Pessoas que conseguem te dar um valor que sua própria família não dá. Pessoas que têm o dom divino do olhar. E cara, putz, é olhar e não apenas ver, entende? Se eu pudesse falar em nome do Espírito Santo - e por quê não?! - eu diria que está faltando muito "olhar" nesse mundo.

Voltando aos motivos de eu não me importar, é bem por isso. Porque eu ME olho. Deixei de priorizar o meu exterior e aquilo que aparento e passei a investir naquilo que tenho dentro de mim. Porque eu só vou conseguir olhar para as outras pessoas depois que tirar as camadas que me impedem de enxergar dentro de mim mesmo.

Não sou a melhor pessoa do mundo, e tem sim coisas que falam sobre mim que eu ligo. E confesso, algumas eu não deveria ligar. Mas relaxem, estou chegando na origem desse sentimento para olhar bem na cara dele e falar: "Ei, se toca! Tenho coisas mais importantes pra fazer, pra ver, pra tocar e sentir. Então, me dê licença que eu só tenho essa vida para ser eu". E, assim, vou me me importando menos com o que não devo, e mais com aquilo que é essencial. E você quer algo mais essencial do que ser você mesmo?

Por isso, volto e repito: "I don't care" (sim, eu manjo do ingreix). Apenas fico chateado porque as pessoas ainda não estão desenvolvendo seus olhares e perderem a oportunidade de ver algumas paisagens bonitas em mim ( e olha que eu tenho hein, sorte de quem vê!). Por outro lado, fico feliz por eu estar conseguindo, ainda que a curtos passos, ver belezas nos outros.

Por fim, acho que tudo isso - belo desabafo não é?! - se resume à uma frase de efeito: eu não me importo porque Eu sei quem sou. E essa frase eu aprendi com um cara que uma vez disse: "Eu sou o que Sou." Então, obrigado Deus.

2 comentários:

Unidos pelo sangue.

Unidos pelo sangue.
Forever in my heart.